Divertículo e diverticulite

A maioria dos pacientes confundem os termos divertículo e diverticulite. Logo, o esclarecimento é muito importante. Dessa forma, do ponto de vista médico, tratam-se de duas condições relacionadas mas que não significam a mesma coisa. O divertículo é muito comum na população e raramente evolui com complicações. A diverticulite é uma complicação rara do divertículo.

Divertículo

A princípio, os divertículos podem acometer qualquer segmento do trato digestório. Os mais comuns são os divertículos do intestino grosso. Eles serão os abordados nessa postagem. è uma condição bastante frequente e que acomete cerca de 60% da população acima de 60 anos de idade. Em síntese, um divertículo é a protrusão de uma saculação através da parede do intestino grosso. A parede desse órgão é formada por quatro camadas de tecido sobrepostas. Assim sendo, a camada mais interna é a mucosa, seguida pela submucosa, pela muscular e pela mais externa, conhecida como serosa.  Os vasos sanguíneos perfuram as três camadas mais externas para nutrir e oxigenar os tecidos. Os tecidos nos locais aonde ocorrem essas perfurações são mais frágeis. Dessa forma, isso possibilita a protrusão da mucosa através da parede intestinal. Ou seja, a mucosa da parede intestinal forma a saculação do divertículo. Por outro lado, isso não ocorre espontaneamente. O principal motivo de formação dos divertículos é o aumento da pressão no interior do intestino grosso. Por exemplo, nos casos de obstipação.

Diverticulite

A diverticulite é uma complicação do divertículo. O sufixo “ite” em medicina significa inflamação. Então, diverticulite é a inflamação do divertículo. Nesse processo também está envolvida a infecção dos tecidos locais. Isso ocorre devido á obstrução do divertículo. A princípio, a principal causa de obstrução é um fecalito. Em outras palavras, uma pequena esfera composta por fezes. É de crença popular que alimentos contendo pequenas sementes possam causar a diverticulite. Isso não está correto.