A cirrose é uma doença que, em alguns casos, pode ser evitada com algumas atitudes simples e uma mudança de rotina. Confira neste artigo quando é possível e como evitar a cirrose.
Cirrose
Esta doença consiste na fibrose e formação de nódulos que prejudicam a circulação sanguínea no fígado.
A cirrose faz com que as células deste órgão começam a produzir tecido de cicatrização para substituir as células saudáveis que morrem.
Assim, o fígado passa a ser incapaz de realizar suas funções normais. Ou seja, já não consegue produzir bile (que emulsifica a gordura) nem mantém controlados os níveis de açúcar no sangue.
O órgão também fica incapacitado de metabolizar o colesterol, determinados medicamentos, o álcool, entre outros.
O que causa a cirrose
Diferente do que a maioria das pessoas acredita, a cirrose não é causada apenas pelo consumo excessivo de álcool. A doença também pode ser causada por outros fatores, como por exemplo:
- Hepatites virais crônicas
- Esteato-hepatite não alcoólica
- Doenças metabólicas
- Fatores genéticos
- Hepatites e colangites autoimunes
- Complicações vasculares.
Nestes casos, contudo, não existem formas de como prevenir a cirrose, apenas como tratá-la. Para descobrir como é feito o tratamento da doença, você pode conferir este outro artigo.
Como prevenir a cirrose
No caso em que não configura um fator genético, existem formas de como prevenir a cirrose. Salvo ainda, nos casos citados acima, logicamente. Alguns cuidados que podem ser tomados são:
- Evitar consumir álcool em excesso
- Vacinar-se contra a hepatite B, para se proteger contra o perigo de contrair esta doença
- Procurar sempre usar preservativos nas relações sexuais, para evitar as hepatites B e C
- Buscar sempre utilizar seringas descartáveis, também para evitar a incidência das hepatites dos tipos B e C
- Outro cuidado para evitar a incidência destas doenças é tomar muito cuidado na hora de se tatuar. Sempre verifique se o tatuador não reutilizar as agulhas
- No caso de já estar sofrendo dos tipos de hepatite supracitados, siga o tratamento à risca. Lembre-se que esta doença provoca a cirrose.
**Atenção**
Este artigo possui caráter meramente informativo, portanto não substitui uma consulta médica. Então, se você acredita que pode ter predisposição para desenvolver a cirrose, entre em contato e receba atendimento especializado.