Cirurgia robótica – como funciona?
Cirurgia robótica - como funciona?

Cirurgia robótica – como funciona?

Cirurgia robótica, como funciona? Se um médico disser que você precisa de uma cirurgia robótica, você pode se sentir confuso e preocupado. Suas maiores dúvidas é se o procedimento será bem sucedido, quanta dor você pode sentir e em quanto tempo será sua recuperação. 

 

A boa notícia é que, com os avanços na tecnologia cirúrgica, você pode esperar uma procedimento muito mais eficiente. 

 

Isto porque a cirurgia robótica é atualmente realizada com o uso de sistemas avançados, com o uso único de tecnologias que incluem ‘’braços’’ especializados para segurar instrumentos e uma câmera, bem como uma tela ampliada e um console. 

Compreendendo a cirurgia robótica

A cirurgia robótica ou cirurgia assistida por robô, permite que os médicos executem muitos tipos de procedimentos complexos com mais precisão, flexibilidade e controle do que é possível com as técnicas convencionais.

 

A cirurgia robótica é considerada um procedimento minimamente invasivo, ou seja, realizados por meio de pequenas incisões. 

 

O que é cirurgia minimamente invasiva?

São cirurgias realizadas através de pequenas incisões, sem a abertura tradicional da cavidade abdominal.  Os órgãos internos são visualizados através de uma microcâmera e a cirurgia é realizada utilizando-se pinças especiais. Esses tipos de cirurgias cursam com hospitalização mais curta e recuperação mais rápida para os pacientes. 

 

Outros benefícios podem incluir:

 

  • menos hemorragia; 
  • Cicatriz com melhor aspecto estético; 
  • risco reduzido de infecção; 
  • retorno mais rápido para as atividades  rotineiras; 

Como funciona a cirurgia robótica? 

Para operar o sistema robótico, o cirurgião faz pequenas incisões no abdômen e insere instrumentos miniaturizados e uma câmera trimendisional de alta definição. Esses instrumentos são conectados aos braços robóticos. Na sequência ele se posiciona em um console próximo ao paciente. Esse console possui controles especiais que enviam as informações até os braços robóticos que manipulam os instrumentos cirúrgicos e a câmera inseridos na cavidade abdominal.  

 

Pense no sistema robótico como um videogame muito sofisticado.  

 

Ao jogar um videogame, movemos um botão de controle e a máquina traduz os movimentos em tempo real e com maior precisão na tela. Durante um procedimento assistido por robótica, o cirurgião usa os controles para manipular os braços robóticos acoplados aos instrumentos cirúrgicos e à câmera. Os instrumentos traduzem os movimentos do cirurgião e a cirurgia é realizada. .

 

O cirurgião estará no controle o tempo todo, os braços robóticos não realizam  movimentos de maneira independente ou autônoma. 

 

Um robô está me operando? 

Nós sabemos como a ideia de um robô realizando os procedimentos preocupa muitos pacientes. Mas, é importante frisar que o robô é apenas uma ferramenta para que o cirurgião possa fazer movimentos precisos e delicados. O robô nunca, jamais toma decisões e realiza incisões. Em vez disso, seu cirurgião está dizendo ao robô o que deve ser feito, permitindo uma precisão maior do que a própria mão humana seria capaz de realizar. 

 

O sistema robótico não pode ‘’pensar’’ por conta própria. Ele responde apenas aos movimentos precisos da mão e dos dedos do cirurgião. Seu cirurgião está na sala de cirurgia, dirigindo o procedimento o tempo todo.

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos relacionados

× Agendar consulta