Cirurgia para o refluxo e hérnia de hiato – Quando é necessário fazer
Cirurgia para o refluxo e hérnia de hiato - Quando é necessário fazer

Cirurgia para o refluxo e hérnia de hiato – Quando é necessário fazer

Quando o paciente recebe o diagnóstico de hérnia de hiato nem sempre ele terá que fazer a cirurgia. Para compreender melhor: esse diagnóstico é feito quando o diafragma, músculo que divide o tórax da cavidade abdominal, possui um orifício alargado através do qual parte do estômago se desloca no sentido superior, para dentro do tórax..

Nesse contexto, o paciente pode desenvolver refluxo gastroesofágico, condição que gera sintomas como a sensação de refluxo, a pirose (ardência no peito), a distensão abdominal, a tosse persistente e o pigarro.

É importante sempre ficar atento com esses sintomas, pois caso essa doença seja diagnosticada no seu início  é possível tratar com mudanças na alimentação, como não ingerir nenhuma bebida enquanto come, evitar refrigerantes, bebidas alcoólicas, pimentas e frituras, não comer muito rápido e mastigar bem os alimentos, além da perda de peso.  Também é necessário o abandono do tabagismo, não fazer atividades físicas após a refeição, nem deitar após se alimentar.

Também é necessário o tratamento do refluxo com medicamentos específicos.

Quando preciso fazer a cirurgia para a Hérnia de Hiato e refluxo?

O tratamento através da cirurgia para o refluxo e hérnia de hiato é indicado se o tratamento  dos sintomas não apresentou melhora ou se apresenta recidiva frequente. Vale ressaltar que o sucesso do tratamento clínico não abrange somente o uso de medicamentos, mas também mudanças no estilo de vida do paciente.

Como é feita a cirurgia?

O procedimento é realizado com anestesia geral. A cirurgia é feita por videolaparoscopia ou cirurgia robótica, irá depender da situação do paciente. O método corrige a hérnia, fecha o hiato alargado, além de envolver o esôfago com o estômago, técnica chamada de fundoplicatura, de modo que impeça o surgimento de futuros episódios de refluxo.

É bom sempre lembrar, se sentir algum sintoma busque a orientação de seu médico. E não perca nossas dicas e orientações de saúde em nosso blog.