Causas da Doença do Refluxo Gastroesofágico
DESIGN

Causas da Doença do Refluxo Gastroesofágico

Entre as principais causas da Doença do Refluxo está a alimentação. Hábitos alimentares inadequados estão muito presentes na população. Eles causam a distensão do estômago e o excesso de peso. Esses fatores são os responsáveis pelo mal funcionamento da válvula que normalmente impede o refluxo.

A pressa, a falta de tempo e as cobranças sociais são fatores importantes para os hábitos alimentares inadequados.

As pessoas comem rápido, mastigam pouco, fazem poucas refeições por dia e acabam comendo grandes volumes de alimentos em cada uma delas. Ainda, os seres humanos tem grande apreciação por alimentações mais gordurosos – frituras, doces, carnes, molhos e fast foods.

Enfim, alimentos saudáveis como frutas, verduras e cereais estão cada vez menos presentes na dieta.

A maioria das pessoas com refluxo são portadoras de um defeito na região da válvula chamado hérnia de hiato por deslizamento. 

Hérnia de hiato por deslizamento

A hérnia de hiato por deslizamento é um tipo de hérnia diafragmática. Ela também é considerada uma das causas da doença.

Em uma situação de normalidade, a válvula (cárdia) está localizada no interior da cavidade abdominal. Hérnia de hiato por deslizamento significa que a válvula ”subiu” para o interior do tórax (peito) conforme a figura à seguir.

Junto com ela parte do estômago também ”sobe”. Importante ressaltar que existem pessoas que não são portadoras de hérnia de hiato e têm refluxo devido somente aos maus hábitos alimentares, bem como existem pessoas que não são portadoras de hérnia de hiato e não tem doença de refluxo.

O tabagismo é um importante agente causador da doença, bem como alguns medicamentos, como os anticolinérgicos, a teofilina, os antidepressivos tricíclicos, os bloqueadores de canais de cálcio, os agonistas ß adrenérgicos, o alendronato.

Esôfago e estômago normais e hérnia de hiato por deslizamento.

Saiba mais um pouco sobre as causas da doença do refluxo gastroesofágico nessa matéria completa!

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos relacionados

× Como posso te ajudar?