Causas da Doença do Refluxo Gastroesofágico

A doença do refluxo gastroesofágico ocorre quando o conteúdo do estômago sobe para o esôfago. Essa doença também é denominada de regurgitação ácida ou refluxo ácido.

Se você estiver observando sintomas de refluxo ácido ao menos duas vezes por semana, você pode ter uma condição conhecida como doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).

E, se não for tratada, as causas da doença do refluxo gastroesofágico podem causar complicações graves.

Doença do Refluxo Gastroesofágico

Na entrada do estômago está uma válvula, que é um anel de músculo, chamado esfíncter esofágico inferior (EEI)

Normalmente, o EEI fecha assim que o alimento passa por ele. Se o EEI não fechar totalmente ou se abrir com muita frequência, o ácido produzido pelo estômago pode subir para o esôfago, causando sintomas como desconfortos e queimação no peito, a chamada azia.

Mas, caso esses sintomas persistam em ocorrer mais de duas vezes por semana, fica o alerta: você pode ter a doença do refluxo gastroesofágico.

Causas da doença do refluxo gastroesofágico

Uma das causas da doença do refluxo gastroesofágico mais comuns é uma anormalidade do estômago chamada hérnia de hiato.

Ela ocorre quando a parte superior do estômago e o EEI se movem acima do diafragma, um músculo que separa o estômago do peito. Normalmente, o diafragma ajuda a manter o ácido no estômago. Mas, se você tiver uma hérnia de hiato, o ácido pode subir para o esôfago e causar sintomas da doença do refluxo ácido.

Além disso, o refluxo gastroesofágico é frequentemente associado como resultado de uma alimentação em excesso, deitar-se após as refeições ou comer alimentos específicos, tais como carnes vermelhas, batata frita, molhos industrializados, queijos amarelos, banha de porco, bacon e iogurtes.

A doença do refluxo gastroesofágico ocorre em pessoas de todas as idades e, às vezes, por razões desconhecidas. Em suma, a DRGE ocorre quando o esfíncter na parte inferior do esôfago fica fraco, ou abre quando não deveria.

Entre as causas da doença do refluxo gastroesofágico, é possível relacionar seu aparecimento em pessoas que:

• estão com sobrepeso ou obesidade devido ao aumento a pressão no abdômen;
  • são mulheres grávidas, devido ao mesmo aumento da pressão;
  • tomam certos medicamentos, como remédios para asma, bloqueadores dos canais de cálcio, anti-histamínicos, sedativos e antidepressivos;
  • fumar e ser exposto ao fumo passivo;

A hérnia de hiato em si é uma condição da qual uma abertura no diafragma permite que a parte superior do estômago suba para o tórax. Isso diminui a pressão no esfíncter esofágico e aumenta o risco de DRGE.

Das complicações

A doença do refluxo gastroesofágico pode piorar e se transformar em outras condições se não for tratada. Essas condições incluem:

ESOFAGITE

Uma inflamação do esôfago;

ESTENOSE ESOFÁGICA

Nesta condição, o esôfago torna-se estreito, dificultando a deglutição;

ESÔFAGO DE BARRETT

As células que revestem o esôfago podem se transformar em células semelhantes ao revestimento do intestino. Isso pode evoluir para um câncer.

PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS

É possível respirar o ácido do estômago para os pulmões, o que pode causar uma série de problemas, incluindo congestão torácica, rouquidão, asma, laringite e pneumonia;

Prevenção das causas da doença do refluxo gastroesofágico

Certas mudanças em seu estilo de vida e comportamento ajudam a aliviar a DRGE. Elas incluem:

• comer quantidades moderadas de comida e evitar o excesso nas refeições;
  • não comer entre 2 e 3 horas antes de dormir;
  • parar ou evitar de fumar;
  • se o paciente estiver acima do peso, perder pode ajudar a prevenir os sintomas;
  • não usar roupas apertadas ao redor do abdômen;
  • dormir em posição inclinada com a cabeça ligeiramente elevada.

A diferença entre DRGE e Azia

A azia é uma das causas da doença do refluxo gastroesofágico mais comuns. A maioria das pessoas sente isso de vez em quando e, em geral. azia ocasional não é motivo de preocupação.

Mas, se você tiver azia mais de duas vezes por semana, pode ser DRGE.

A DRGE é um tipo crônico de refluxo ácido que pode causar complicações se não for tratada. Procure um profissional referência para uma consulta e avalie sempre sua saúde!