Causas da doença do refluxo e esofagite

Quais as causas da doença do refluxo e da esofagite? De forma geral, podemos definir a esofagite como uma inflamação do esôfago. Uma das formas mais comuns de esofagite é a causada pela Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE). Nesse caso, os ácidos estomacais e outras secreções refluem ao esôfago e causam essa inflamação, dando origem à esofagite de refluxo.

Entenda as causas e os sintomas da esofagite

Os sintomas mais comuns dessa doença são:

• dor no peito (azia);
  • náuseas;
  • vômitos;
  • dor abdominal localizada no epigástrio (boca do estômago);
  • tosse, rouquidão e sensação de “bola” na garganta;
  • dificuldade para engolir;
  • perda de apetite.

Causas da doença do refluxo e esofagite

Em geral, as causas da esofagite se resumem a um hábito alimentar pouco saudável, contendo a ingestão de alimentos gordurosos, bebidas gaseificadas, além de uma dieta pobre em fibras e pouca ingestão de líquido.  Alguns fatores também podem contribuir para o desenvolvimento da esofagite, como a presença de hérnias de hiato e a incontinência do esfíncter inferior do estômago.

O Refluxo Gastroesofágico

O Refluxo Gastroesofágico, ou DRGE, é uma doença crônica muito comum que atinge cerca de 12% a 20% da população brasileira. É um dos motivos mais frequentes entre os pacientes que procuram pelo médico Gastroenterologista.

Ela ocorre quando o conteúdo do estômago retorna ao esôfago e provoca muito desconforto, dores na parte inferior do tórax, além de sintomas desagradáveis como o refluxo e outras complicações no trato digestivo.

Quais são as causas da DRGE?

O principal fator que leva ao refluxo é relaxamento do esfíncter esofágico inferior (EEI). Esse esfíncter funciona como uma válvula entre o esôfago e o estômago que normalmente permite a entrada dos alimentos, mas evita o refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago.

Muitos fatores estão associados ao relaxamento do esfíncter esofágico inferior, como a presença de hérnia de hiato, estresse, dietas ricas em gordura e alimentos cítricos, consumo excessivo de álcool e bebidas gaseificadas, tabaco, uso de medicamentos (ansiolíticos, estrógenos, entre outros) e obesidade.

Quais são os sintomas das doenças do Refluxo Gastroesofágico?

Os sintomas, em geral, são os mesmos da esofagite. No entanto, o refluxo pode atingir as partes mais superiores do esôfago e da laringe e também causar outros sintomas, como :

• boca amarga,
  • tosse crônica,
  • sensação de bola na garganta,
  • pigarro,
  • crises de asma.

Se o paciente apresentar sintomas em uma frequência mínima de duas vezes por semana, o diagnóstico da DRGE deve ser suspeitado.

O diagnóstico tanto da Esofagite quanto do Refluxo é feito através de uma anamnese cuidadosa e exames complementares como a endoscopia. Nesse exame, é inserido pela boca um tubo com uma câmera acoplada na ponta. A endoscopia examina o esôfago, o estômago e o duodeno.  Ela permite ao médico enxergar o interior dos órgãos e coletar material para biópsia se necessário. Saiba mais sobre este exame aqui.