Avaliação do fígado pela ressonância magnética
figado-ressonancia

Avaliação do fígado pela ressonância magnética

O fígado é a maior glândula do corpo e está localizado atrás das costelas, na porção superior direita da cavidade abdominal. As células do fígado, chamadas hepatócitos, contêm milhares de enzimas que são responsáveis pela metabolização das substâncias presentes no sangue, sejam elas benéficas ou prejudiciais ao nosso organismo. O fígado também é capaz de armazenar nutrientes e outras substâncias úteis, além de produzir proteínas e vitaminas essenciais para nossa saúde. A ciência já conhece mais de 500 funções do fígado e não é possível viver sem ele. O seu cuidado é fundamental para a nossa saúde. 

O número de pacientes com doenças hepáticas crônicas, cirrose e doença hepática gordurosa não alcoólica (depósito de gordura no fígado) cresce ao longo dos anos em todo o mundo devido principalmente à falta de hábitos saudáveis.

A maior parte das doenças do fígado são silenciosas, assintomáticas, e normalmente são detectadas em estágios avançados, dificultando o tratamento.

A ressonância magnética

A ressonância magnética é um método de diagnóstico que utiliza ondas eletromagnéticas para a formação das imagens e é capaz de avaliar o fígado e os canais biliares com detalhes . É um método muito preciso para diagnosticar e diferenciar os nódulos hepáticos benignos e malignos, cálculos e tumores das vias biliares, abscessos, doenças parenquimatosas, incluindo a cirrose hepática, etc. 

Previna-se

A adoção de hábitos saudáveis e consultas regulares em especialistas pode salvar a sua vida. 

Quer saber mais sobre doenças do aparelho digestivo e suas prevenções? Acesse meu blog e saiba mais!

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos relacionados

× Como posso te ajudar?